Toda marca tem por princípio básico a identificação e diferenciação no mercado de negócios similares.
Independente do tamanho do negócio esta diferenciação é fundamental, pois a concorrência se acirra a cada ano que passa e proteger-se das ações inescrupulosas é fundamental.
Proteger sua marca com registro no INPI é muito importante para que não fiquem dúvidas quanto a propriedade da marca e sua utilização.
Empreendedores e empresários que já estão no mercado ou com seus negócios pensados estrategicamente para uma vida duradoura buscam como uma das primeiras tarefas o registro da sua marca como proteção e segurança.
Assim, terão protegidos sua identidade e seu nome, assegurando seu direito de uso, evitando dissabores com ações judiciais e gastos desnecessários, principalmente se a marca já estiver desfrutando de prestígio e notoriedade.
Sua marca, forte e reconhecida no mercado onde atua, além do próprio reconhecimento ainda possibilita que nos projetos de expansão e planos de negócios o crédito seja facilitado pois instituições financeiras e investidores tem um apreço especial por colocar suas fichas em projetos de marcas com notoriedade.
As patentes são similares em importância, devem ser requeridas suas proteções quando da sua invenção.
Um produto ou um processo patenteado impossibilitará seu uso por outras pessoas e, detentor dos direitos, você decidirá os rumos e decidirá o que e a quem destinar o uso.
Portanto, no mundo dos negócios, inventos, idéias e marcas sem a devida proteção são patrimônios inseguros e todo seu investimento em tempo e dinheiro podem, de uma hora para outra, saírem de suas mãos sem que se possa reclamar.
Registro de marca é a solução necessária em qualquer negócio por menor que seja.
Por: Clovis Ribeiro – Consultor de Marcas