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A marca bem trabalhada comunica muito mais que símbolos, cores, números e letras.

Boa parte das ações para se colocar uma marca no mercado estão ligadas aos seus sentimentos em relação ao seu negócio. Mercado, concorrência e cenários competitivos são atributos que devem estar na essência do seu projeto. Tudo o que sua marca comunicar irá montar o imaginário dos benefícios oferecidos pela marca na cabeça do seu cliente.

A combinação de palavras, números, letras, cores e elementos distintivos servem para identificar e diferenciar sua marca, produtos ou serviços dos seus concorrentes, mas isso tudo, por si só não é suficiente para alavancar sua marca.

Revesti-la de sensações, especialidades e diferenciais dará caráter inusitado.

Um cheiro ou som característico também podem exercer a função de marca.

Um aroma identifica, por exemplo, as áreas comuns dos empreendimentos da Embraed, construtora em Balneário Camboriú. Isso chama-se de marketing olfativo, que faz a identificação pelo sentido aguçado do cheiro e se reveste de uma aproximação que pouco se usou até hoje, mas que identifica uma marca de uma forma inusitada. Outro exemplo é o ronco de uma motocicleta Harley Davidson, que se reveste de características diferenciadoras das demais.

A lei brasileira, entretanto, só permite o registro como marca dos sinais visualmente perceptíveis, o que exclui as marcas olfativas e sonoras.

Marca para se perpetuar deve por principio básico ter em todo o seu processo a essência do empreendedor e o quanto ele se conecta por experiência ao seu público alvo.

Entrar nesta guerra e permanecer com sua marca forte e com boa imagem demanda muito trabalho e dedicação. Parceiros competentes e profissionais dedicados lhe darão os resultados que você procura.

Por: Clovis Ribeiro – Consultor de Marcas

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